Na noite da última sexta-feira 21/04 em Cidade Ocidental-GO aconteceu a inauguração do Memorial Cleto Meireles, idealizado pelo jornalista e escritor Lander Jorge. Um mineiro com alma Ocidentalense. Em sua jornada decidiu iniciar um projeto com resgate da história de Cidade Ocidental. O espaço proporciona uma viagem ao passado e a história de seus pioneiros locais mostrando tudo que considera relevante para a história da Cidade.
O Vereador e líder do Governo Saulo Budin (PSC) Salientou a importância do espaço histórico e demonstrou apoio a iniciativa do Lander Jorge em criar um Memorial contando a história de Cidade Ocidental “para as pessoas que não conhecem a história da Cidade Ocidental, eis uma oportunidade única de conhecer, e que possam vir e conhecer o que cada pioneiro fez. Ações como estas tem o apoio do poder Legislativo”.
O acervo é composto por peças antigas, fotografias, jornais e é uma espécie de conexão entre passado e presente. Ao fazer um convite ousado para que Lander Jorge explicasse um pouco de cada objeto exposto, sem exitar, ele apontou logo para a peça o qual considera a mais importante, um pedaço do Muro da Fazenda Aracati, Fazenda esta que deu início a história de Cidade Ocidental na década de 1970 cujo proprietário chamava-se João Batista de Souza.
Em um passeio pelo acervo, o Jornalista nos contou com entusiasmo sua trajetória em Cidade Ocidental “Me mudei para a cidade em 1977 com dois anos de idade e desde então fui criando raízes, Atuei no jornalismo alternativo aqui na cidade e 2010 lancei um jornal sobre a história da cidade( Jornal A Notícia) e desde então já escrevi dois livros e coleciono tudo que seja relevante para a história de Cidade Ocidental”.
A inauguração foi marcada pela presença de autoridades, amigos e familiares de Lander Jorge. Representando o presidente da Câmara Municipal de Cidade Ocidental Erasmo Carlos, sua assessora Luciene falou sobre a importância do memorial para a cidade “ Eu viajei na história da cidade onde nasci e me criei. O museu conta história que eu não conhecia, outras que eu nem me lembrava mais, o acervo está bem completo”.
Quem também esteve presente foi o Vereador Railson Rodrigues (PP) que ficou feliz em conhecer um pouco mais da história do município “Quando me deparei com o registro da primeira pessoa política em nossa cidade, ano que eu nasci (1993), eu não conhecia então aqui eu pude conhecer boa parte da história da minha cidade e isso é muito importante para nós”.
Um amor incondicional. É assim que Lander Jorge descreve emocionado o Memorial de Cidade Ocidental. As peças que compõem o acervo boa parte foram doadas, e as demais coleção própria. O memorial de Cidade Ocidental fica aberto ao público as Terças-Feiras, Quintas-Feiras e Sábados, de -09h às 12h, e das 14h às 17h está localizado na SQ 15 QD 12 casa 49. A câmara legislativa apoia iniciativas que visam contar a história de nossa cidade.
Ascom: Câmara Municipal de Cidade Ocidental-GO
Ascom: Câmara Municipal de Cidade Ocidental-GO
Texto: Denicy Ribeiro Fotos: Adriana Rabelo