A Câmara Municipal, durante a última Sessão Ordinária do mês de novembro, presenciou um momento relevante com a apresentação da Moção de Apoio, de autoria do presidente da Casa, Saulo Budin (PODE), ao Congresso Nacional em defesa da competência legiferante no tocante à movimentação contra a legalização do aborto, bem como acerca da descriminalização do porte de drogas para uso da própria pessoa. A Moção de Apoio, aprovada por unanimidade de votos, reflete um posicionamento político corajoso e engajado em questões sensíveis que permeiam a sociedade contemporânea. A moção destaca a importância de preservar a autonomia legislativa do Congresso Nacional, reconhecendo que temas delicados como a legalização do aborto demandam uma abordagem reflexiva, respeitosa e democrática.O texto da moção ressalta a necessidade de garantir o espaço adequado para o debate plural e democrático no Congresso Nacional, onde os representantes eleitos possam discutir, analisar e deliberar sobre propostas relacionadas à legalização do aborto. A autonomia do Poder Legislativo é fundamental para que as decisões reflitam a diversidade de opiniões presentes na sociedade, assegurando a representatividade democrática.
O vereador Saulo Budin destaca em sua moção a importância de uma discussão aberta no respeito aos direitos individuais. A discussão que envolve a legalização do aborto é uma temática complexa e sensível, que envolve aspectos éticos, morais e de saúde pública, e o apoio do Congresso Nacional é essencial para tratar o assunto de maneira completa e justa.