Festa passa a fazer parte do calendário de eventos do Município
Realizada desde 1997, a Folia do Divino Espírito Santo é uma das festas religiosas mais tradicionais do nosso Município. Por essa razão, a Câmara Municipal aprovou o projeto de Lei de autoria dos vereadores Erasmo Carlos (PP), Afonso Baiano (PODE), Clauber Morlé (PODE), Danielzinho Lima (MDB), Saulo Budin (PSC), Ivone Souto ( PSDB), José Divino (PP), Pastor João Lázaro (PP), Railson Rodrigues (PP), Robson Medeiros (PSC) e Rony Gás (DEM), incluindo a Folia do Divino Espírito Santo no Calendário de Eventos de Cidade Ocidental.
Por ter Portugal como origem, no século XIV, a Folia do Divino Espírito Santo acabou se espalhando por diversas colônias portuguesas, principalmente no Brasil. Em Cidade Ocidental, a folia teve início com Sebastião de Eugênio, que por sua vez, passou ao folião Sr. Evandro, que mantém a tradição, tendo início no dia cinco de maio e encerrando-se no dia 15 do mesmo mês. Durante este período, celebrações religiosas como procissões, almoços e jantares festivos acontecem, atraindo ainda um número considerável de visitantes.
Como justificativa ao presente projeto, os vereadores alegaram que a Folia do Divino Espírito Santo é uma festa religiosa tradicional e que já faz parte da identidade ocidentalense, além de atrair centenas de foliões de municípios vizinhos. Com a aprovação da matéria e consequentemente com a Folia fazendo parte do Calendário de Eventos Municipal, o evento pode contar com o apoio do Governo Municipal, contribuindo para a sua preservação e mantendo viva a cultura do nosso povo.
Sessão Ordinária
E na manhã de hoje, dia nove, aconteceu a sexta e última Sessão Ordinária do mês de maio. Além de requerimentos, a Câmara Municipal aprovou em segunda discussão e votação o projeto de Lei que transforma a Associação do Encontro dos Nordestinos em Utilidade Pública. A associação realiza anualmente um dos eventos de maior público da região e visa reconhecer, através dos seus costumes, a importância do povo nordestino no desenvolvimento de Cidade Ocidental ao longo dos anos.