O Memorial de Cidade Ocidental, localizado na SQ 15 QD 12 Casa 49, inaugurou no último sábado (03∕07), o Espaço da Imprensa David Budin. O nome dado ao espaço foi uma forma de homenagear o jornalista e fundador do Jornal Ocidental. Ele faleceu em 1998. “David Budin contribuiu consideravelmente para o desenvolvimento de nossa cidade, pois foi através das reportagens feitas pelo Jornal Ocidental, que a população ocidentalense teve voz. Diversos problemas enfrentados pela comunidade só foram solucionados graças ao Jornal Ocidental, que sempre cobrava a solução das autoridades daquela época”, explicou Lander Jorge, idealizador e responsável pelo Memorial de Cidade Ocidental. A Câmara Municipal de Cidade Ocidental marcou presença neste evento histórico, que marcou também a inauguração de mais dois espaços: O Mural da Saudade, uma homenagem à diversos personagens que já faleceram, e o Espaço dos Desportistas, em homenagem aos desportistas que contribuíram para o esporte ocidentalense.

O vereador e filho do jornalista David Budin, Saulo Budin, esteve presente à inauguração e falou a respeito do espaço dedicado à memória não só do seu pai, mas também de todos aqueles que contribuíram para o jornalismo alternativo. “É um orgulho muito grande ver que as pessoas reconhecem o trabalho que foi feito pelo meu pai. Costumo dizer que meu pai trabalhou para vencer barreiras, pois mesmo o nome do jornal sendo Jornal Ocidental, a publicação chegava em todo o Estado. É gratificante receber uma homenagem dessa”, disse o vereador em entrevista ao jornalista Felipe Chiavegatto. Os vereadores Zé Divino (PP), Fernando Fornalha (PSC) e Robson Campos (REPUBLICANOS), também estiveram presentes e elogiaram a iniciativa do Memorial de Cidade Ocidental. “O jornalista David Budin é merecedor dessa homenagem e não poderia deixar de visitar este espaço. E vale lembrar que ao entrar aqui, a gente faz uma verdadeira viagem ao passado. Cada foto, documento e demais objetos é uma emoção a mais que sentimos”, disse o vereador Zé Divino.

Serviço

O Memorial de Cidade Ocidental está localizado na SQ 15 QD 12 CS 49, funciona às terças-feiras, quintas-feiras e aos sábados, das 9h às 17h. A entrada é gratuita.

Imagens: Adriana Rabelo e Leandro Vilar