Durante a segunda Sessão Ordinária do mês de setembro, realizada na manhã de hoje (02/09) pela Câmara Municipal, dentre os temas abordados pela Casa de Leis, um chamou a atenção que foi acerca do Setembro Amarelo. A campanha se refere à prevenção ao suicídio. Embora o dia 10 deste mês seja, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, a campanha acontece durante todo o ano.
Preocupado com o crescente número de suicídios, o vereador Pastor João Lázaro (PP) fez uso da Tribuna e iniciou a abordagem do tema. Segundo dados oficiais, estima-se que 12 mil pessoas cometem suicídio só no Brasil e mais de 800 mil em todo o mundo. O que tem causado mais preocupação é que o número de casos têm aumentado entre os jovens. Criada com a intenção de melhor informar as pessoas acerca do suicídio, a verdade é que o tema ainda enfrenta muitas barreiras.
O vereador Pastor João Lázaro, no entanto, trouxe números assustadores e que carecem da atenção das autoridades. “São números que muito nos preocupam, pois cerca de 800 mil pessoas morrem por suicídios todos os anos. Para cada suicídio, há muitas pessoas que tentam se suicidar. O suicídio é a segunda causa de morte de jovens com idades entre 15 a 29 anos, e isso chama muito a atenção. Conforme a organização Mundial de Saúde, o Brasil está em oitavo lugar entre os países com o maior número de suicídios, ficando atrás de países como a Índia, China, Estados Unidos, Rússia, Japão, Coréia do Sul e Paquistão. É preciso combater o suicídio, é preciso unirmos forças para combatê-lo”, lembrou o vereador.
Os demais vereadores compartilharam da preocupação do vereador Pastor João Lázaro. “Existem pessoas que estão do nosso lado e que precisam apenas de um abraço, de uma conversa amiga, e isso acabamos deixando passar despercebido. Então o que foi falado precisa ser levado a sério, pois é algo que acontece dia a dia. Se cada um olhar ao seu redor, pode estar salvando vidas. Por isso a importância dos pastores e padres no sentido de salvar vidas”, disse o vereador Dennys Cordeiro (PRTB).
Pareceres
A segunda Sessão Ordinária do mês de setembro também foi marcada pela votação dos pareceres emitidos pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação, sendo eles:

*Parecer de Protocolo 184 ao VETO INTEGRAL DE PROTOCOLO 324/2021
*Parecer de Protocolo 185 ao VETO INTEGRAL DE PROTOCOLO 325/2021