A exemplo do que já acontece em alguns municípios, Cidade Ocidental pode ser o próximo a contar com um aplicativo para marcação de consultas na rede pública de saúde. A proposta foi feita através de requerimento de autoria do vereador do PL, Frank Denis, e aprovada recentemente pelos demais vereadores. Segundo o parlamentar, a “teleconsulta” possibilita a realização de uma consulta médica através das tecnologias consideradas seguras, tais como, videoconferência e aplicativos de videochamadas, com a utilização de computadores, tábletes ou smartphones. Frank Denis ressaltou que “as consultas à distância podem ser iniciais (primeiro atendimento), de acompanhamento, urgência ou de supervisão (com a troca de experiências entre profissionais), e atendem desde cuidados primários e enfermagem até diferentes especialidades médicas como: oncologia, dermatologia, cardiologia, neurologia, pneumologia, psiquiatria, reabilitação, oftalmologia e outras”.
Frank Denis ainda lembrou que esse atendimento não se trata de uma chamada de vídeo comum, pelo contrário, trata-se de um modelo inovador de troca de informações pessoais e que diante disso é necessário que o atendimento seja realizado por uma plataforma adequada, seguindo as regras da Lei Geral de Proteção a Dados (LGPD). De acordo com o requerimento, a plataforma pode oferecer diversos recursos aos médicos, que vão desde o envio da prescrição digital eletrônica até a integração de dados para visualização de todo o histórico médico dos pacientes. Aos pacientes, o teleconsultas também tem suas vantagens, principalmente aos que residem nos bairros mais distantes do centro.
Outros benefícios:
*Diminuição de distâncias: acesso a médicos especialistas, mesmo que o paciente esteja em regiões remotas;
*Diagnósticos mais precisos: os médicos podem obter uma segunda opinião e trocar conhecimento com outros especialistas;
*Agilidade no tratamento ao paciente;
*Redução de custos de operação nas clínicas;
*Segurança da informação: armazenamento dentro das normas definidas por país.
Ortopedista
Também de autoria do vereador Frank Denis, foi aprovada por unanimidade uma indicação que solicitou a contratação de mais um ortopedista, uma vez que, segundo o vereador, vários são os pedidos feitos pela população quanto a esta necessidade. “Este pedido se faz necessário para que os munícipes possam ter um melhor atendimento, contribuindo ainda para que o prazo do “retorno” aconteça mais rápido”, afirmou Frank. Após a aprovação, os requerimentos são encaminhados ao Poder Executivo para as devidas providências.

Compartilhar notícia: